Passeando por Barcelona deparei-me com o portentoso MACBA (Museu d'Art Contemporani de Barcelona), conhecido por ter exposições com forte conotação política, marcada por uma radicalidade que faz com que este seja dos museus com menos filas em Barcelona (grande vantagem no primeiro domingo do mês)
Entre 23 Outubro de 2009 e 10 Janeiro de 2010, encontra-se uma exposição dedicada a John Cage, intitulada como "La anarquía del silencio". Tenho a dizer que foi das exposições que mais me fascinou e "swept me off my feet"
Impressionante.
Passo a transcrever umas frases da nota de apresentação da mesma exposição, fazendo uma tradução livre (não, não havia panfletos em português - nesta viagem só os encontrei na sinagoga portuguesa e na casa de anne frank, em amsterdão. humpff):
"O compositor americano John Cage (1912-1992) redefiniu uma práctica radical de composição musical «experimental» que no sólo cambió el curso de la música y la danza modernas, sino que configuró un nuevo horizonte para el arte de fines de siglo XX...
A obssessão de Cage por quebrar os limites da sua própria disciplina abria continuamente a sua práctica a aplicações que iam muito além da música...
no mesmo momento em que dava forma ao seu modelo de «indeterminação» e estabelecia a sua teoria de «composição experimental», juntou músicos, poetas concretos e artistas que criariam as actividades difundidas mais adiante com o nome de "Happennings", "Events" e "Fluxus", todas elas baseadas no tempo e na performance...
A música de Cage e as suas ideias entrelaçam-se num projecto filsófico de compromisso - registado através da grande variedade de formatos com os que cartografiou os seus objectivos e compromissos-, fundamentado na convicção de que libertar-se das convenções disciplinares, do gosto e dos modelos tradicionais de subjectividade no âmbito estético, pode infiltrar qualquer aspecto de um modus vivendi comprometido"
O que me fascinou na exposição, foi a forma como este Homem que definiu a possibilidade de anarquia musical, de trazer novos sons para a música, que nos abriu o cérebro com a música experimental, definia o seu trabalho em partituras perfeitas com descrição pormenorizada de tudo o necessário para reproduzir os estranhos sons que evocava...
Bem, isso e ver um steinway & sons pela primeira vez (se bem que estava cravejado de parafusos e porcas)... O jovem Cage inventou o conceito de "piano preparado" (foi a sua diversão dos anos 40), em que ele se propunha a tocar o piano directamente nas cordas. Mas como o som também não o satisfazia, foi mais longe e colocou parafusos e porcas de diferentes tamanhos para provocar sons ainda mais únicos!!!
NOVO! ORIGINAL! PERFEITO!
Ele definiu o trilho inicial para bandas que hoje me marcam bastante precisamente por aqueles sons diferentes que alguém algum dia definiu tão bem como "efeitozinhos geniais" - animal collective, bjork, radiohead, fever ray, the knife, philip glass...
A BIG THANK YOU
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